Egressas e Egressos
Desde sua criação em 2008, o grupo de pesquisa Cidades Possíveis já foi o lugar de encontro e formação inúmeros pesquisadores, em diferentes níveis, da Iniciação Científica ao Pós-Doutorado. Nosso agradecimento a todos os ex-integrantes, que, em uma perspectiva dialógica, também são responsáveis pela formação do grupo.
Alana Silva Waldvogel
Arquiteta, graduada pela Universidade de Brasília (04/2018). Mestranda em Arquitetura e Urbanismo também pela Universidade de Brasília, onde defendeu a dissertação "Mapeando Ceilândia: um estudo Histórico e Morfológico". Desde 2017 participa de estudos sobre a cidade de Ceilândia, com análise do desenvolvimento urbano e social desta região administrativa desde sua criação em 1971. Durante a graduação atuou como pesquisadora voluntária em projeto de Iniciação Científica sobre a morfologia urbana de Ceilândia, tendo sido este trabalho premiado com Menção Honrosa pela Universidade de Brasília. Em seguida trabalhou como apoio técnico em projeto de pesquisa sob o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP DF). Nutre afinidade aos temas correlatos à Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, sendo esta sua principal linha de pesquisa. Trabalhou no Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e no Senado Federal ainda durante a graduação. Atualmente integra o grupo de pesquisa Cidades Possíveis.
pesquisas
mestrado
Mapeando Ceilândia: um Estudo Histórico e Morfológico
Alana Silva Waldvogel
coletiva
Cotidianos Escolares e Dinâmicas Metropolitanas da capital do Brasil
Elane Ribeiro Peixoto (coord.)
publicações
artigo - periódico
As Casas de Ceilândia
RBEUR, v. 23, 2021
Elane Peixoto, Alana Waldvogel e Adriana Mara Vaz de Oliveira
anais - evento
O rap da Ceilândia
XVII ENANPUR, 2017
Elane R. Peixoto, Janaina L. Pereira, Marina O. Vaz e Alana S. Waldvogel
Beatriz de Oliveira Alcantara Gomes
Mestranda do Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB), vinculada à linha de pesquisa de Patrimônio e Preservação, da área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo. Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade de Brasília (2015), com passagem pela Università degli Studi di Firenze (Itália), onde aprofundou os estudos em preservação do patrimônio edificado. Na diplomação desenvolveu pesquisa que resultou em diretrizes de intervenção e preservação para o Cine Drive-in de Brasília, bem moderno valorado. Atualmente é arquiteta da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan no Distrito Federal, atuando na gestão pública do patrimônio cultural da região. Possui interesse pelo campo do patrimônio cultural material, principalmente pela temática da preservação da arquitetura e urbanismo moderno.
pesquisas
produções
Carolina Moreira Barbosa de Brito
Mestranda na linha de pesquisa História e Teoria da Cidade e do Urbanismo, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. É arquiteta e urbanista também pela Universidade de Brasília, trabalhou por sete anos na iniciativa privada com criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e acompanhamento de obras de construção civil. É Analista de Infraestrutura e, no serviço público federal, trabalhou por cinco anos no Ministério das Cidades, com ações de Planejamento Urbano, com ênfase em projetos de Acessibilidade para Pessoas com Restrição de Mobilidade e Deficiência, foi, ainda, Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONADE. Atualmente atua na Coordenação-Geral de Infraestrutura Educacional na elaboração de projetos e critérios técnicos para construção de edificações escolares em todo o país, em especial para a educação infantil e ensino fundamental, financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.
pesquisas
mestrado
As Creches e os Territórios Educativos de Ceilânia
Carolina Moreira B. Brito
produções
glossário online
Glossário de Brasília: Cidade Moderna e Contemporânea
FAU-UnB, 2022
org.: Elane Ribeiro Peixoto, Leandro Cruz e Carolina Brito
conexões
Cláudio Francisco Ferreira da Silva
Doutor em Teoria, História e Critica da Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília; Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília; Especialista em Turismo e Hospitalidade pelo Centro de Excelência em Turismo (CET/UNB). Coordenador e Professor do curso História, modalidade EAD, no Centro Universitário Iesb, além de lecionar disciplinas de Estética, História da Arte e Cultura Contemporânea. Desenvolve produção cultural nas áreas de música, arte e fotografia.
pesquisas
doutorado
Arquitetura e Iconografia no Oduduwa Templo dos Orixás (Mongaguá - Tempo Presente)
Cláudio Francisco Ferreira da Silva
Cristina Besen Müller
Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestranda na Universidade de Brasília (2020). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, regularização fundiária e instrumentos urbanísticos.
pesquisas
mestrado
Cidade à Venda: Políticas Públicas, Apropriação Urbana e Gentrificação em Áreas Ocupadas por LGBTQIA+ em Florianópolis
Cristina Besen Müller
produções
capítulo - livro
Vivências LGBTQIA+ no Contexto de Duas Pandemias: HIV/AIDS e Covid-19
São Paulo: VIA Estação, 2021
Cristina Besen Müller
trabalho final de graduação
Cidade Para Quem? O Centro de Florianópolis e a População LGBT
Florianópolis: UFSC, 2018
Cristina Besen Müller
Daniel Duncan Corso Semple
Sou brasiliense, tenho 24 anos e estudo na FAU-UnB desde 2015. Morei por um ano em Porto Alegre, onde cursei um semestre na Faculdade de Arquitetura da UFRGS pelo programa de mobilidade acadêmica. Atualmente, sou estagiário no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Cursei a disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade em 2019 e atuei como monitor durante o ano letivo de 2020. Bolsista do projeto de pesquisa A Casa Contemporânea em Brasília.
pesquisas
coletiva
A Casa Contemporânea em Brasília
Elane Ribeiro Peixoto (coord.)
produções
glossário online
Glossário de Ideias Recebidas: Séculos XX-XXI
FAU-UnB, 2021
org.: Elane Ribeiro Peixoto, Leandro Cruz, Anna Albano e Daniel Duncan
conexões
Edmo Nunes Oliveira Cabral
Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Tem experiência em atividades de pesquisa e monitoria em disciplinas da FAU-UnB. Bolsista voluntário no projeto de pesquisa Arquitetura e Urbanismo em colaborações acadêmicas transnacionais, iniciada em 2021.
pesquisas
coletiva
Arquitetura e Urbanismo em Colaborações Acadêmicas Transnacionais
Leandro de Sousa Cruz (coord.)
Isabela Ramos de Oliveira
Estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Bolsista no projeto de pesquisa Arquitetura e Urbanismo em colaborações acadêmicas transnacionais, iniciada em 2021.
pesquisas
coletiva
Arquitetura e Urbanismo em Colaborações Acadêmicas Transnacionais
Leandro de Sousa Cruz (coord.)
Ivie Martins de Oliveira
Estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Bolsista voluntária no projeto de pesquisa Arquitetura e Urbanismo em colaborações acadêmicas transnacionais, iniciada em 2021. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria da Arquitetura. Além de conhecimentos gerais sobre arte e organização de eventos.
pesquisas
coletiva
Arquitetura e Urbanismo em Colaborações Acadêmicas Transnacionais
Leandro de Sousa Cruz (coord.)
produções
glossário online
Glossário da Condição Contemporânea
FAU-UnB, 2022
org.: Elane Ribeiro Peixoto, Leandro Cruz, Ivie Oliveira e Ianna Carvalho
Jayme Wesley de Lima
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural pelo CECI -UFPE -Cátedra Unesco, MBA em Marketing e MBA em Gerência de Projetos pelas Faculdades Integradas Anglo-Americana FIAA. Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Design, com ênfase em projetos para serviços bancários e centros culturais, gestão do Patrimônio Cultural, arquitetura sustentável e gerência de marketing cultural. Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2017) na área de Teoria, história e crítica em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, com ênfase na área de patrimônio cultural moderno.
pesquisas
doutorado
Tem que tombar?: Patrimônio moderno e forma alternativa de conservação
Jayme Wesley de Lima
produções
artigo - periódico
Ary Garcia Roza, um arquiteto moderno brasileiro
Arquitextos, Vitruvius, 2012
Jayme Wesley de Lima
Larissa Carvalho de Carvalho
Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/MG, mestranda em Projeto e Planejamento Urbano e Regional no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB) e pós graduada (lato sensu) em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela UnB. Trabalha desde 2019 na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH/GDF), na qual atua em políticas urbanas, principalmente focadas em regularização fundiária. Anteriormente, de 2017 a 2018 trabalhou na Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM) atuando junto aos municípios do Estado, com apoio à revisão de Planos Diretores, aos Planos de Desenvolvimento Sustentáveis e à execução do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) que abrange a Região Metropolitana do Recife. De 2013 a 2017 trabalhou como Diretora de Projetos e Assessora Especial na Secretaria de Estado de Turismo no Governo do Distrito Federal, apoiando, monitorando e desenvolvendo projetos para melhoria da infraestrutura turística do DF visando a qualificação do destino Brasília. De 2009 a 2013 trabalhou na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) - Órgão Central - Brasília-DF do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com aspectos gerais da gestão do Patrimônio da União, no que diz respeito à identificação, mapeamento, cadastramento, regularização patrimonial e fundiária, incorporação, urbanização e suas interfaces com as comunidades locais. Desde a faculdade atua em temáticas urbanísticas e arquitetônicas, a saber: projetos, planejamento urbano e territorial, políticas públicas, gestão democrática, processos participativos, regularização fundiária, comunidades tradicionais, legislações urbanísticas-ambientais, geoprocessamento, mapas temáticos, dentre outras áreas correlatas aos temas expostos.
pesquisas
doutorado
As Amazônias: um olhar sobre o asfaltamento da BR-163
Larissa Carvalho de Carvalho
publicações
anais - eventos
Parcelamentos Urbanos Isolados: O caso do Plano Diretor do Distrito Federal
Palmas, CBDU, 2019
Larissa C. Carvalho et. al.
Letícia Naka Cartaxo Mishina
Mestranda na linha de Patrimônio e Preservação do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB), vinculada à área de Teoria, História e Crítica sob orientação da professora Flaviana Barreto Lira. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Alagoas em 2020, pesquisadora do Núcleo de Estudo de Projetos Especiais desde 2014, e bolsista CNPq agraciada com o prêmio de Excelência Acadêmica em 2018. Tratando da Significância Cultural, Integridade e Autenticidade do Patrimônio Cultural urbano sob orientação da professora Lúcia Tone Ferreira Hidaka. Trabalhou como Técnica da Superintendência de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico da Prefeitura de Marechal Deodoro/AL, desenvolvendo projetos e realizando acompanhamento das obras em monumentos, imóveis e conjuntos urbanos em parceria com o IPHAN/AL. Profissionalmente, atua como arquiteta autônoma no desenvolvimento de projetos em sítios históricos e empreendimentos privados. Somado a isto, durante 2022 participou do International Exchange Program, subsidiado e organizado pelo US/ICOMOS, trabalhando para o National Trust for Historic Preservation em Washington, DC. Seus interesses de pesquisa incluem paisagem cultural, vazios urbanos em centros históricos, significância cultural, autenticidade e integridade do patrimônio urbano.
pesquisas
produções
Letícia Maria de Freitas Oliveira
Estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Bolsista do projeto de pesquisa A Casa Contemporânea em Brasília.
pesquisas
coletiva
A Casa Contemporânea em Brasília
Elane Ribeiro Peixoto (coord.)
Lia Campelo Lima Tostes
Lia é arquiteta e urbanista, formada em 2006 pela Universidade de Brasília. Tendo completado seu mestrado em 2012 na Universidade de Tóquio, Japão, passou por Kuala Lumpur, Malásia, e Berlim, Alemanha, antes de retornar a Brasília em outubro de 2017. Intitulada “MYURBANISM | Mend-Yourself-Urbanism: critical appropriations of urban spaces”, a dissertação de mestrado fez estudo de 75 projetos urbanos em todo mundo. A pesquisa, financiada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia japonês, encontra-se disponível na plataforma online myurbanism.org. Em Kuala Lumpur, entre 2012 e 2014, juntou-se como sócia associada à iniciativa civil local #BetterCities, que objetivava melhorar a vida e o meio-ambiente urbanos por meio de projetos críticos, criativos e colaborativos. Durante esse período, envolveu-se em diversas oficinas, exposições, consultorias técnicas e projetos de arte pública, tendo também se dedicado à disseminação do conceito de "myurbanism" e design para o bem público. Em Berlim, manteve sua colaboração com a Malásia no projeto de pesquisa "RE: URBAN RESIDENCY", que integrou o programa de residência artística de 2015 do centro berlinense ZK/U (Zentrum für Kunst und Urbanistik). Em 2016, foi selecionada para o programa de pós-graduação Bauhaus Lab da Fundação Bauhaus Dessau, onde desenvolveu trabalho que resultou em uma exposição e uma publicação, ambas intituladas "Desk in Exile : A Bauhaus Object Traversing Different Modernities". Iniciou doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB) em março 2018 e integrou o corpo docente da FAU-UnB, como professora substituta, entre 2019 e 2020.
pesquisas
doutorado
MY-Urbanism (Mend-Yourself-Urbanism): avaliação de projetos urbanos críticos e auto-iniciados
Lia Campelo Lima Tostes
coletiva
Investigações Teóricas e Projetuais
Elane Ribeiro Peixoto (coord.)
produções
capítulo - livro
Desk in Exile : A Bauhaus Object Traversing Different Modernities
Leipzig, Spector Books, 2017
Lia Tostes et. al.
Lorrany da Silva Arcanjo
Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília. Tem formação no curso técnico-profissionalizante em Técnico em Informática modalidade subsequente, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (2015). Bolsista do projeto de pesquisa A Casa Contemporânea em Brasília.
pesquisas
coletiva
A Casa Contemporânea em Brasília
Elane Ribeiro Peixoto (coord.)
Luíza Alencar Paschoal
Estudante de Arquitetura e Urbanismo do 10º semestre na Universidade de Brasília - FAU UnB. Experiências profissionais: 1. março 2019 a dezembro 2019 - Estágio no escritório TaO Arquitetura, arquiteto Paulo Henrique Paranhos ; 2. 2019 - Participação no concurso Arena Bsb, TaO Arquitetura ; 3. 2019 - Participação no concurso Museu Casa Lacerda, TaO Arquitetura ; 4. desde janeiro 2021 - Estágio no escritório Orla Arquitetura ; Experiências acadêmicas: 1. 2018 - Monitora na disciplina Desenho e Plástica 2 na FAU-UnB, ministrada pelo professor Eliel Américo ; 2. 2018 - Participação no concurso 028 para estudantes de Arquitetura do portal Projetar.org Monumento à memória feminina ; 3. 2019 - Monitora na disciplina Projeto de Arquitetura 2 Linguagem e Expressão na FAU-UnB, ministrada pelo professor Eliel Américo ; 4. 2020 - Participação no workshop "Vamos pensar a praça do Museu da República?", coordenado pela professora Gabriela Tenório ; 5. 2020 - Monitora na disciplina Desenho e Plástica 1 na FAU-UnB, ministrada pelo professor Eliel Américo ; 6. 2020 - Participação no concurso Site Temple da plataforma Arkxsite. Bolsista do projeto de pesquisa A Casa Contemporânea em Brasília.
pesquisas
coletiva
A Casa Contemporânea em Brasília
Elane Ribeiro Peixoto (coord.)
Marina Nascimento Rebelo
Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília (2016), mestranda em Patrimônio e Preservação pela Universidade de Brasília, PPG-FAU/UnB (2020-2022) e com MBA em Gestão de Museus pela Associação Brasileira em Gestão Cultural (2018-2020). Atua no setor privado, sócia no escritório Plano Arquitetura, realizando projetos de arquitetura e urbanismo, além de consultorias e assessorias. Tem interesse em museologia, gestão e projeto de museus, patrimônio e preservação, cenografia, expografia, história da arte e da arquitetura, projeto arquitetônico, projeto urbanístico e acessibilidade
pesquisas
produções
artigo - magazine
Complexo Drive-in: a arquitetura como infraestrutura urbana
ARQUI #7, 2017
Marina Nascimento Rebelo
Natália Ferreira Valladão
Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília. Nasceu em Brasília, DF. Acredito que a Arquitetura e o Urbanismo possuem relação com as questões e preocupações atuais do planeta. Em especial a questões ambientais, diversidade e mudanças sociais e políticas, buscando assim produzir projetos eficientes e que permitam a inserção destes aspectos. Busco aplicar os conhecimentos obtidos na faculdade e atividades externas em seus processos projetuais, visando a democratização de espaços, acessibilidade e qualidade na vida urbana para todas e todos. Encontro-me cada vez mais interessada na arquitetura brasileira, sua história e produções atuais. Bolsista do projeto de pesquisa A Casa Contemporânea em Brasília.
pesquisas
coletiva
A Casa Contemporânea em Brasília
Elane Ribeiro Peixoto (coord.)
Priscila Erthal Risi
Formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília (2004), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da UFBA (2014), doutora pelo Programa de Pós-Graduação da UnB (2021); colaborou durante o mestrado com o grupo de pesquisa Laboratório Urbano em pesquisa sobre apreensões metodológicas, narrativas e processos urbanos contemporâneos. No doutorado participou do grupo de pesquisa Cidades Possíveis. Tem experiência profissional com planejamento regional e urbano no governo do Estado da Bahia (2009-2010), com consultoria em planejamento urbano em Brasília (2006-2008) e com desenho urbano no escritório Broadway Malyan em Londres (2009). Desde 2014 atua como docente em disciplinas de projeto: Desenho e Projeto Urbano e Paisagismo (UDF) . Tem interesse pelo debate da prática espacial e territórios com implicações históricas e culturais na experiência do cotidiano e por teorias e métodos etnográficos como experimentação de pesquisa de campo da Arquitetura e Urbanismo.
pesquisas
doutorado
Contaminando o projeto de arquitetura e urbanismo: sobre metodologias, teorias e fazeres
Priscila Erthal Risi
coletiva
Investigações Teóricas e Projetuais
Elane Ribeiro Peixoto (coord.)
produções
anais - eventos
Políticas do Comum na Cidade
Natal, XVIII ENANPUR, 2019
Carlos Henrique M. Lima, Adriana Oliveira, Elane Peixoto, Pedro Britto, Priscila Risi
Vanessa Cristine Silva Cardoso
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Brasília (2017). Discente do curso de Mestrado em Teoria e História da Arquitetura do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB). Pesquisadora da linha de pesquisa História e Teoria da Arquitetura, área de concentração Teoria, História e Crítica. Integrante do grupo de pesquisa Cidades Possíveis e do Projeto de Extensão, Pesquisa e Inovação Assistência Técnica para o Habitar de Origem Social (ATHOS). Teve seu Ensaio Teórico intitulado A Vila Tecnológica do Distrito Federal e seu Trabalho de Conclusão de curso intitulado Requalificação Urbana das Quadras Econômicas Lúcio Costa publicados em periódico. Elabora projetos de arquitetura, urbanismo e arquitetura de interiores. Atua principalmente em pesquisas sobre história da arquitetura; história da habitação; habitação de interesse social; assistência técnica em habitação social; projeto de habitação.