top of page

Investigações Teóricas e Projetuais

equipe
Elane Ribeiro Peixoto (coord.)
Ana Flávia Rêgo Mota
Anna Luísa Albano
Bruna Camursa
Claudio Francisco Ferreira da Silva
José Airton Costa Junior
Leandro de Sousa Cruz
Lia Campelo Lima Tostes
Priscila Erthal Risi

 

Este projeto de pesquisa parte da consideração da indissociabilidade entre teoria, história e prática da arquitetura e do urbanismo. Visa a problematizar o projeto como pesquisa, em acordo com a singularidade de cada objeto, edifício ou intervenção urbana. O recorte temporal compreende o século XX e XXI, cingindo, portanto, o pensamento e as realizações da arquitetura e do urbanismo. Busca-se, enquanto abordagem crítica, as possíveis aberturas para outras disciplinas que colaboram para expandir o entendimento das produções do campo de interesse.

 

A área de inserção no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo é a de Teoria, História e Crítica, tendo em vista que a essa cabem pesquisas que transitam entre os fundamentos epistemológicos e socais da cultura material, incluindo também o patrimônio cultural. Investigações projetuais organiza-se tematicamente nos eixos:

1. Estudos monográficos dedicados à produção de obras de arquitetos e urbanistas atuantes nos séculos XX e XXI, Brasil e mundo

A perspectiva desse eixo pauta-se nas investigações de cunho histórico a partir de trajetórias profissionais individuais. São biografias que buscam articular as subjetividades e o atravessamento delas pelos quadros culturais em que se deram. Envolvem interesse em arquivos de arquitetos e urbanistas, buscando meios de problematizar seus documentos.

2. Estudos críticos de pensadores e teóricos da arquitetura e urbanismo atuantes nos séculos XX e XXI, Brasil e mundo

Esse eixo acolhe textos de autores brasileiros e estrangeiros, nesse caso, aqueles ainda não traduzidos para o português. É importante ressaltar que esses últimos resultarão em traduções, aqui, entendidas como diálogo entre culturas que se realiza partir de múltiplas tensões dadas pelo confronto entre os idiomas envolvidos e seus respectivos quadros culturais.

3. Estudos de tipologias arquitetônicas e de proposições urbanísticas nos séculos XX e XXI, Brasil e mundo

Os estudos pertinentes a esse eixo são os que têm por interesse tipologias arquitetônicas (habitações, museus, escolas, etc.) e a cidade, as bases sociais que conformam seu espaço, suas dinâmicas e escalas.

4. Estudos teóricos e críticos sobre o patrimônio cultural

A ênfase desse eixo é o patrimônio cultural a partir de discussões teóricas e críticas. Compreende tanto políticas públicas quanto ações efetivas sobre o quadro construído.

as_bas_PB.jpg
logo_fau_392x178.png
ppg_fau-01-01.png
labeurbe-01 copy.jpg
bottom of page