Diálogos entre Gustavo Giovannoni e Françoise Choay:
Uma conversa com Andrea Pane e Renata C. Cabral
convidados
Andrea Pane (Univ. de Nápoles Federico II)
Renata Campello Cabral (UFPE)
organizadoras
Elane Ribeiro Peixoto
Ana Clara Giannecchini
data e realização
28 de abril de 2022, quinta-feira
das 14h às 16h
evento online
conexões
Recebemos em abril de 2022 os professores Andrea Pane e Renata Campello Cabral para uma conversa sobre as interlocuções entre dois importantes teóricos da conservação urbana.
Suas falas ajudaram a colocar em perspectiva histórica as leituras de Choay sobre Giovannoni, especialmente o papel fundamental que lhe atribui na criação do conceito de “patrimônio urbano”. Com base nas pesquisas de Pane e Cabral, fundadas em ampla documentação primária, é possível traçar precedentes importantes para as ideias giovannianas, seja nos debates urbanos em curso no seu país de origem, seja no âmbito de um saber construído na passagem do século XIX ao XX na Europa, situado entre a arquitetura e o urbanismo, que compreende a produção da cidade como uma arte de construir.
Sobre os professores convidados:
Andrea Pane é arquiteto e professor de restauro no Departamento de Arquitetura da Universidade de Nápoles Federico II, onde leciona diversas disciplinas de teoria, história e projeto do restauro. Coordena o Curso de Mestrado LM-4 “Architecture and Heritage”. É autor de 179 publicações em diversas línguas. Seus estudos sobre Gustavo Giovannoni, Roberto Pane e, mais recentemente, Françoise Choay, constituem-se referências para o campo.
Renata Campello Cabral é arquiteta e professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena o Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP) do Mestrado em Desenvolvimento Urbano. Sua tese de doutoramento sobre Gustavo Giovannoni foi premiada pela CAPES, Anparq e USP em 2014.
O evento, que integra a disciplina Utopia & Patrimônio: Duas Palavras a partir de Françoise Choay, foi coordenado pelas professoras Elane Peixoto e Ana Clara Giannecchini.